REPÚDIO À ASCENSÃO DE USTRA À PATENTE DE MARECHAL

Escracho contra Ustra

Nós do Histórias Desobedientes Internacional, que congregamos familiares de genocidas da Argentina, Chile, Brasil, Uruguai e Paraguai, repudiamos energicamente a permanência de militares e policiais acusados de crimes contra a humanidade em seus cargos.

Recentemente foi revelado pela Revista Fórum, e repudiado por organismos de Direitos Humanos como o Tortura Nunca Mais, além de vítimas e sobreviventes da ditadura brasileira, que Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel do Exército reconhecido pela Justiça em 2008 como torturador durante a Ditadura Militar (1964-1985), foi elevado à patente de Marechal pelo governo de Jair Bolsonaro. Assim demonstram os dados do Portal da Transparência, divulgados nesta última sexta-feira. A reportagem da Revista Fórum já havia mostrado que 100 generais do Exército e outros 115 da Marinha e Força Aérea foram elevados à patente de Marechal, normalmente atribuída a heróis nacionais que participaram de guerras, e que atualmente não existe.


Falecido em 2015, esse criminoso elevado à patente de “Marechal do Exército Brasileiro”, patente mais alta da instituição, deixa de herança à cada uma de suas filhas – em nada desobedientes – a maior pensão paga pelo Exército, no valor de R$ 15.307,90, totalizando aos cofres públicos uma despesa de R$ 30.615,80 por mês. Pelo menos 50 pessoas morreram enquanto Ustra comandou o DOI-CODI (1970-1973), e mais de 300 pessoas torturadas sob suas ordens, inclusive a ex-presidenta Dilma Rousseff.


Denunciamos e exigimos mais uma vez a necessidade de expulsar os responsáveis por crimes de lesa humanidade das Forças Armadas e de Segurança, e também uma clara posição de repúdio, por parte destas instituições, às pessoas que foram capazes de cometer esses crimes, para que possamos construir sociedades mais justas e democráticas, onde NUNCA MAIS se cometam essas atrocidades.

Histórias Desobedientes Internacional

Publicado por Histórias Desobedientes Brasil

Coletivo Histórias Desobedientes Brasil. Familiares de repressores por Memória, Verdade e Justiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: