Contra genocidas do passado e do presente

Imagem: Reprodução

A luta por memória, verdade e justiça é uma luta contra as políticas de genocídio ontem e hoje. O Histórias Desobedientes Brasil é um espaço para construirmos uma outra lógica possível: a lógica da valorização da vida, da justiça, e da dignidade através da memória.

O presidente responsável pela morte de mais de 300.000 brasileiros vítimas da COVID-19 é o mesmo que homenageou, na sessão do Congresso que sacramentou o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff,  o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, agente da ditadura militar que atuou como torturador e assassino na repressão. O presidente que sabotou os esforços de vacinação contra a COVID-19, é o mesmo que faz esforços para comemorar o regime militar que foi responsável pela tortura, desaparecimento, assassinato, e deseducação política de tanta(o)s brasileira(o)s.

Há uma interseção nefasta entre os grupos que ocuparam as ruas para pedir o fechamento do STF e a volta da ditadura, e os grupos que hoje apoiam as políticas comprovadamente deliberadas do atual presidente para desinformar a população com relação às medidas preventivas contra o coronavírus. Essa interseção está na lógica da morte e violência que os orienta. A atual administração genocida de Jair Bolsonaro faz parte do mesmo aparato ideológico racista, homofóbico, elitista e misógino do fascismo que guia a sua celebração da violência da ditadura e seus desdobramentos.

Do mesmo jeito que o presidente e o que resta de seus apoiadores tentam entortar e apagar a memória das medidas genocidas que tomaram na pandemia, há também um esforço para apagar nossa memória coletiva e censurar a história da ditadura militar. Até hoje não houve reparação, tampouco real punição para os assassinos daquela época. Não há nada a se comemorar. Por isso,  desobedecemos, existimos e resistimos em favor da vida e da verdade.

Publicado por Histórias Desobedientes Brasil

Coletivo Histórias Desobedientes Brasil. Familiares de repressores por Memória, Verdade e Justiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: