Somos desobedientes! Mas… que história é essa?

Foto por Suzy Hazelwood em Pexels.com

O coletivo Histórias Desobedientes surgiu na Argentina em 2017, quando houve uma tentativa de diminuir as penas de alguns militares acusados de crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura do país vizinho. Nesse momento, filhos e netos desses agentes da repressão se uniram para quebrar os silêncios por toda a Argentina, mas seus gritos transbordaram as fronteiras do país. A coragem e a tenacidade dos argentinos inspiraram que mais vozes se juntassem a deles.

O horror e a violência das ditaduras da América Latina não conheceu fronteiras. Agora, é a desobediência que as transcende. Nós, Desobedientes brasileiros, somos frutos dessa semente plantada em 2017. Nossas trajetórias se cruzaram por causa dela. Até agora havíamos percorrido caminhos diferentes, muitas vezes solitários. 

Somos um grupo de filhos e netos de ex-agentes da ditadura militar brasileira, que atuaram na repressão em diferentes momentos, e em diferentes instituições.  Somos poucos ainda, de diferentes estados, com diferentes sotaques. Carregamos conosco a vergonha, a perplexidade, o incômodo e o desejo de romper com essa herança, quebrar o silêncio e contribuir para a memória, verdade e justiça. Infelizmente, sabemos somente o pouco que nossos familiares nos contaram, pois nenhum deles foi julgado por seus atos no passado. Convivemos com o peso dessa herança por muito tempo, até que nos encontramos, compartilhamos, e decidimos levantar nossa bandeira. A bandeira da desobediência. Compreendemos que temos o compromisso de contribuir para que a história seja recontada e reparada.

Mas… o que queremos?

Queremos romper com o ciclo de violência por parte do Estado brasileiro. Queremos afirmar nosso REPÚDIO à tortura, aos desaparecimentos e à repressão que foi feita por nossos familiares. E, principalmente, contribuir para o esclarecimento da verdade, que nos levará à justiça e à reparação. 

Hoje, vivemos outro momento muito difícil da nossa história, talvez o mais difícil de todos. Neste exato momento, milhares de brasileiros estão sendo vítimas da perpetuação de uma cultura de ódio e de violência, que se reproduziu no âmbito das forças armadas e de segurança, se infiltrou na política, e tomou o Estado de assalto. Acreditamos que recuperar a história e punir os culpados é o primeiro passo para a criação de uma sociedade mais consciente. 

Nos posicionamos ao lado de todos aqueles que defendem a Vida, a Ciência, os Direitos Humanos, e principalmente, a MEMÓRIA, a VERDADE e a JUSTIÇA em relação aos crimes cometidos pelos agentes do Estado durante a ditadura militar. Trouxemos nossas desobediências individuais para esse coletivo, e agora juntos, queremos utilizá-la como mais um instrumento de luta e resistência contra todo e qualquer tipo de violência e autoritarismo.

PELA VIDA

PELA CIÊNCIA

PELOS DIREITOS HUMANOS

PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

SOMOS DESOBEDIENTES!

Histórias Desobedientes Brasil

Publicado por Histórias Desobedientes Brasil

Coletivo Histórias Desobedientes Brasil. Familiares de repressores por Memória, Verdade e Justiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: